terça-feira, 11 de novembro de 2014

Acesse ´: Mobilize.org.br




Ônibus e bikes, uma parceria harmônica

Série de vídeos da Universidade Corporativa do Transporte ligada à Fetransport/RJ dá dicas aos motoristas de ônibus para evitar acidentes com ciclistas
Notícias
FonteFetransport/RJ |  AutorMarcos de Sousa  |  Postado em10 de novembro de 2014
Ônibus e bikes, uma parceria harmônica
Cena de um dos vídeos
créditos: UCT - Fetransport

Ciclistas e motoristas de ônibus podem conviver muito bem no trânsito. A lição é dada pela série de cinco filmes educativos produzidos pela UCT - Universidade Corporativa do Transporte, braço pedagógico da Fetransport - Federação de Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro.

Bem didática, a série dá dicas práticas a motoristas sobre como evitar acidentes envolvendo ciclistas. São regras simples e de fácil compreensão, mesmo para aqueles motoristas que não costumam usar a bicicleta: como ultrapassar, distância a ser mantida, cuidados nos cruzamentos etc.

A iniciativa tem como objetivo estimular os condutores de ônibus a melhorar a relação com quem usa a bike no dia a dia das cidades. É uma forma de mostrar que a bicicleta não precisa ser a vilã na rotina de quem está no volante, explica Marcia Vaz gerente de Responsabilidade Social da federação.

Um carro a menos
O primeiro filme  é Respeite, um carro a menos, que apresenta dados sobre os ciclistas, contextualiza a bicicleta como meio de transporte e mostra a importância da integração dos modos de mobilidade. O segundo episódio - A distância que protege - mostra os riscos e as orientações quando os motoristas andam colados na bike.

Evitando Acidentes, terceiro filme da série, informa os cuidados diante dos cruzamentos, das conversões e explica como os gestos ajudam a facilitar a comunicação entre motorista e ciclista. O quarto capítulo - Dicas de segurança - completa as orientações para os condutores de ônibus, principalmente no período noturno e em relação ao ponto cego. 

O último vídeo - Ciclovia, ciclofaixa e ciclorrota - esclarece a diferença entre esses termos e explica porque as vias dos ciclistas precisam ser respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário